Eventos climáticos causam 30% das panes no setor elétrico
Apenas 7% dos munícipios têm acompanhamento meteorológico completo do clima; parceria pretende monitorar o clima até 2030 e fortalecer resiliência do sistema elétrico.
Mais de 30% dos desligamentos registrados no sistema elétrico brasileiro estão associados a eventos climáticos extremos, como tempestades, ventos intensos e ondas de calor.
A empresa empresa ISA Energia, anunciou, em em conjunto com a Climatempo, uma parceria que mira a implantação de uma rede própria de estações meteorológicas em seu parque de ativos no Estado de São Paulo. A companhia é responsável por cerca de 95% da energia transmitida no estado.
Segundo dados da parceria, apenas 7% dos municípios do país contam com estações meteorológicas completas em operação, muitas delas com falhas recorrentes na coleta de dados.
A iniciativa prevê o monitoramento frequente das condições meteorológicas até 2030. O principal objetivo é ampliar a capacidade de antecipação, prevenção e resposta a eventos extremos que impactem diretamente a operação e a confiabilidade do sistema elétrico.
Situações como vendavais, incêndios florestais, ondas de calor, tempestades, deslizamentos, inundações e elevação do nível do mar serão continuamente monitoradas.
Sorry, the comment form is closed at this time.