Tecnologia Self Healing nos Religadores Automáticos

Tecnologia Self Healing nos Religadores Automáticos

O sistema “self healing” – auto recomposição, em tradução direta, possibilita um importante reforço na confiabilidade do sistema elétrico das distribuidoras de energia no Brasil. O sistema minimiza a interrupção de energia, em casos dos chamados defeitos temporários quando, por exemplo, galhos de árvores caem sobre a fiação.  Uma das principais vantagens da tecnologia de auto recomposição é que ela identifica a ocorrência e a soluciona de forma automática, sem que seja necessária a interferência do operador ou do sistema. Assim, a concessionaria de energia reforça a confiabilidade no fornecimento de energia.

Uma conquista dessa aplicação é a melhora nos parâmetros de qualidade e continuidade de fornecimento de energia determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os religadores automáticos são peças fundamentais para essa aplicação, onde podemos configurar mais de um religador em um sistema em ANEL, trabalhando em NF e NA com ajustes de configuráveis de proteção e monitoramento de potencia tanto no lado fonte e carga.

Os religadores  possuem duas formas mais conhecidas para realizar uma operação “self healing” no circuito:

1- Utilizando seus 6 sensores de tensão e TC’s e monitorando os parâmetros do lado fonte e carga constantemente e ajustes na proteção no equipamento NA e NF

2- Utilizando a comunicação de protocolo proprietário para realizar a operação com segurança e confiável.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.